Claro que esse título pode trazer uma sensação de arbitrariedade da nossa parte pelo leitor, mas logo de antemão digo que não foi essa a intenção. Quisemos chamar a atenção para certas ocasiões em que os aposentados contraem um empréstimo, comprometendo uma grande parte do seu salário às vezes, mas sem estarem numa situação de vulnerabilidade econômica que justificasse esse empréstimo. Esse artigo é mais para você refletir se há realmente a necessidade de pedir dinheiro emprestado. Se entregue a reflexão sem amarras, portanto.

A questão da responsabilidade financeira entra aqui nessa questão. Porque, afinal, para que tirar um dinheiro alto no banco sendo que não é uma necessidade real? Por algum capricho qualquer? Porque você quer fazer uma reforma na sua casa? Claro que tudo isso é relativo, cada coisa significa um tanto para cada pessoa, nunca podemos generalizar. Por exemplo, às vezes a pessoa faz um empréstimo para fazer uma viagem dos sonhos, que ela idealizou durante toda a sua vida praticamente. Nesse caso essa viagem não é um mero capricho. Saber pesar tudo isso na balança e tomar decisões coerentes e responsáveis é que é o importante.

Acompanhe agora algumas situações em que é compreensível um aposentado fazer um empréstimo.

Cuidados de Saúde

Com saúde não se brinca, essa é uma frase bem antiga, conhecida e real. Se você possui alguma pessoa na família, ou até mesmo alguém muito querido por você como se fosse, e essa pessoa não tivesse como pagar o seu tratamento, seria compreensível nesse caso você fazer um empréstimo para ajudá-la. Claro que pode ser para cuidar da sua própria saúde também, caso precise.

Às vezes querer economizar em determinadas situações pode ser um verdadeiro tiro no pé, o dinheiro vai, mas a saúde é algo que deve ser cuidada sempre. Nesse caso, um empréstimo é mega compreensível, faça de coração aberto sabendo que está fazendo o melhor para a sua vida.

Realização de um sonho

Os sonhos são o que impulsionam as pessoas a querer viver mais e mais, lembrando que são eles também que nos direcionam para os mais diversos caminhos da existência. Quando chegamos a uma determinada idade, não existe muito sentido ficar protelando a realização desses sonhos pelos mais infindáveis motivos, como as pessoas fazem praticamente durante a vida inteira.

Tirar um empréstimo para realizar aquele desejo que está dentro de você a séculos, mas você nunca teve condições financeiras para realizá-lo, é algo muito mais do que compreensível, é nobre. Seja ele qual for, esse seu sonho se realizará, e te mostrará como a vida pode ser boa e bela.

Presente para alguém especial

Pessoas e as relações que mantemos com elas, significam o quanto nós conseguimos ser bons e tocar os outros. Seja parente próximo, filho, pai, mãe, avó, ou um amigo próximo, valorizar aqueles que nos fazem bem e nos proporcionam bons momentos é crucial para sermos pessoas boas e justas. Fazer um empréstimo para exaltar uma pessoa que te faz bem e te completa, é um gesto muito lindo.

Claro que o que importa mais é a ação em si, e não o dinheiro gasto. O casamento da sua filha é um exemplo de ocasião em que é compreensível e louvável você emprestar dinheiro. Sabemos que o sonho de muitas moças é casar com uma festa grande, e se você puder proporcionar isso a ela, com certeza ela ficará enormemente feliz.