Quais são os principais segredos da aposentadoria precoce?

A ideia de se aposentar cedo é magnífica, mas há muitos fatores que devem ser considerados antes de tomar essa decisão, caso isso seja possível para você.

Fato é que a aposentadoria precoce pode ser dada como uma benção ou maldição, tudo depende do indivíduo. Ou seja, se for alguém que planejou e se preparou, certamente, não terá problemas.

Ressaltando que o planejamento não deve compreender apenas os aspectos atuais, mas os hobbies, os momentos de lazer, uma vida confortável e até mesmo possíveis compras.

A seguir veja os principais segredos da aposentadoria precoce que você pode não ter levando em consideração, ainda.

Aposentadoria não é férias

Por mais que possa parecer, quem se aposenta não está de férias, não tem os mesmos benefícios e não retorna daqui 15 ou 30 dias. Além disso, a vida de diversão e jogos poderia se tornar exaustiva e tornaria o controle financeiro.

Lembrando que a relação com o tempo é totalmente diferente do breve período que teria de férias. Afinal, a tendência entre as pessoas que se aposentam cedo é desacelerar, viver em um ritmo menos intenso e mais proveitoso.

Isso não significa que a aposentaria deve ser chata, por isso a necessidade um planejamento financeiro. O que muitas pessoas não sabem é que não fazer nada por certo tempo, é chato e cansativo.

Planejamento para imprevistos

Um segredo unânime dentre as pesquisas sobre a aposentadoria precoce é o custo da mesma. É claro que, os gastos podem ser menores, mas a gestão das despesas deve ser feita religiosamente.

Esse segredo leva a um hábito comum entre os aposentados que é o gasto com coisas supérfluas. Porém, não se trata de um fato isolado, é como se isso se tornasse regra. O lado positivo é que as despesas com transporte e roupas serão reduzidas consideravelmente.

Em compensação, o gasto com viagens e lazer tende a ser muito maior, visto que se tem mais tempo disponível. Sendo assim, recomendo que façam uma reserva mais abrangente para esse aspecto.

Filtre seus relacionamentos

O relacionamento com o cônjuge pode mudar repentinamente, especialmente nos casos em que ambos estão aposentados. Isso acontece porque antes as pessoas dividiam o tempo no mínimo entre: trabalho, trânsito e casa e depois isso muda completamente.

Não quer dizer que o aposentado não quer ficar mais tempo com quem ama, mas que eles possuem interesses diferentes e muito tempo para compartilhar por causa da aposentadoria.

Se aposente “para” e não “de” algo

A aposentadoria pode ser um período muito estressantes, porque necessita de empregar muita energia e esforço para adotar esse novo estilo de vida. Então, o ideal é se aposentar para algo, ou seja, fazer algo que ama, previamente planejado.

Para isso, comece elaborando uma agenda totalmente diferente da que tinha antes, com os horários que pretende acordar, o que quer fazer e como quer viver.

Escreva uma lista bem clara, com seus objetivos. Depois disso, você poderá traçar um plano para viver de acordo com cada meta. Portanto, voltar a andar de bicicleta, fazer caminhadas, abrir um negócio e viajar fazem parte desse novo estilo de vida.