Pesquisa a palavra aposentadoria na internet e sua tela ficará repleta de informações sobre a reforma da previdência, a vida difícil que os aposentados levam ou imagens de idosos abraçando seus netos.

A realidade, porém, pode ser muito diferente em diversos casos. Afinal, é bem mais comum que os primeiros meses sejam bem difíceis, até mesmo evoluindo para crises existenciais ente outros problemas.

Recentemente foi feito uma entrevista com mais de 120 profissionais a respeito da sua visão sobre a aposentadoria. Nessa pesquisa foi abordada a perspectiva do profissional em diferentes etapas da sua carreias.

As conclusões foram muito severas, porque denotou-se que embora as pessoas pensassem que a aposentadoria seria um relaxamento merecido, essa sensação era muita passageira e logo caiam na tristeza por conta da falta de atividade e de vida dinâmica que tinham.

Falta de preparo para a aposentadoria

Embora muito seja falado sobre a preparação para entrar no mercado de trabalho, sair dele também requer preparo, tanto financeiro quanto psicológico. Eu não entendo porque cargas d’água as pessoas se surpreendem com a chegada dessa hora, afinal tudo o que você deseja é ter condição de se aposentar com saúde para viver da forma planejada.

Então, se eu tiver que dar um conselho baseado em todas as pesquisas já feitas sobre a aposentadoria, seria: pense em quem você quer ser quando se aposentar, tenho em vista como você quer viver e onde.

O que é mais chocante sobre os aposentados?

Os aposentados se referem pela profissão que tinham, sempre dizem sou um professor aposentado ou um policial reformado, mas sempre citam a antiga profissão, como se dependessem dela para descrever quem são.

Normalmente, as pessoas tendem a negar a aposentadoria, primeiro mencionando a profissão e talvez dizendo que está recente aposentado. Esse comportamento foi por diversas vezes justificado pelas frases:

  • Não quero ser visto como um inútil;
  • Não sou notícia velha;
  • Não sou um imprestável;
  • Não quero ser visto como um velho.

Mudanças sobre a aposentadoria

A idade para se aposentar está aumentando em muitos países, apesar da maioria das pessoas pensarem que isso só está acontecendo no Brasil. Para além dessa notícia, é preciso olhar para as mudanças que isso irá acarretar na vida de todos nós., inclusive destes que hoje sentem vergonha de sua aposentadoria.

Acredito que a idade de aposentadoria não deveria divergir tanto de um emprego para outro e, que o planejamento financeiro para a aposentadoria fosse estudado deste o ensino fundamental.

Afinal de contas, como disse acima todos nós pretendemos envelhecer, especialmente de forma saudável e com liberdade financeira para sermos quem queremos ser.

A desigualdade será resolvida com o passar dos anos, mas não por completo, porque depende de cada um de nós. Ainda assim, terá aqueles que preferem a discrepância entre a aposentadoria de um cargo alto para um operário comum.

Crie soluções para você não se sentir como esses aposentados, você pode ser criativo ou metódico, sempre haverá uma alternativa para você. Observe com mais atenção. O investimento a longo prazo pode ser uma das soluções.