Para quem está se aposentando e entrando na terceira idade, sabemos que provavelmente está passando por um momento de adaptação e de muita incerteza. Nada mais natural, porque a vida está mudando e com ela grande parte da sua rotina. Às vezes você perde contato até mesmo com as pessoas com as quais você convivia, porque muitas eram do trabalho certamente, e se você se aposentou com certeza não possui o mesmo contato de antes (isso se ele ainda existir em algum grau).

A vida é feita de ciclos, sendo que necessitamos aprender a nos adaptar a cada um deles. Sabemos que muitas pessoas idosas desenvolvem depressão, ansiedade, síndrome do pânico, dentre outras doenças psicossomáticas. E tudo isso pode ter a ver com as questões e mudanças que a velhice impõe aos humanos, com todas as suas idiossincrasias. Envelhecer bem e saudável é algo que deveria ser mais debatido por todos nós, coisa que não é feita, infelizmente. Por isso, separamos algumas dicas para você sobre o tema.

Acompanhe agora algumas dicas sobre como envelhecer bem e saudável no nosso mundo.

Terapia

Fazer terapia é algo que nos ajuda a passar por qualquer época difícil, e vai te ajudar também durante o seu processo de entrada na terceira idade. Nela, você irá se conhecer melhor primordialmente, entender muito dos seus processos mentais caóticos, buscar entendimento sobre as coisas que te fazem se sentir desse jeito. Se durante alguma fase da sua vida já foi feito uma iniciação na terapia, você verá como será transformador retomar isso.

Quando nos aposentamos tudo muda, assim as dificuldades de adaptação são normais e até um certo ponto muito saudáveis. Trabalhar isso na terapia fará com que o seu crescimento pessoal seja ainda maior. Nunca se esqueça que conversar com um profissional sobre os seus problemas não é nenhuma fraqueza como muitos pensam e falam. Todos deveríamos fazer terapia, aliás, é um exercício gigante de autoconhecimento e sabedoria.

Pratique atividades físicas

Num momento da história humana onde as pessoas estão vivendo cada vez mais, com a expectativa de vida ultrapassando os oitenta anos em muitos países, fazer atividade física nunca foi tão importante. Ela é ideal para manter a sua saúde sempre em dia, aumenta sua resistência (você não fica tão vulnerável a acidentes domésticos, por exemplo), fortalece os seus músculos, enfim, te dá qualidade de vida.

Não basta apenas ter uma vida longa, é preciso que ela seja vivida com qualidade, e isso não acontecerá caso você não cuide da sua saúde. Corra, ande de bicicleta, faça caminhada, procure algum esporte que te agrade, mas tudo isso com acompanhamento médico, é claro. Nada de se arriscar e colocar o seu corpo em perigo.

Tente realizar os seus sonhos

Sabe aqueles nossos desejos que estão no nosso interior, que não tivemos coragem de contar nem mesmo para as pessoas da nossa maior confiança? Pois é, a nossa sociedade faz muito isso, coíbe as pessoas de viverem aquilo que elas realmente querem, e de realizar pequenas coisas que ficam impossíveis devido a nossa rotina tresloucada. Quando você se aposenta e envelhece, já não é mais tempo de guardar esses sonhos dentro de você, é hora de colocá-los em prática, de buscar transformá-los em realidade. Nunca se esqueça que você está vivo e que merece ser feliz e realizado.

Faça exames periódicos

Sabemos que a nossa saúde quando chegamos a terceira idade já não é a mesma de antes. Toda a sabedoria que adquirimos com a idade vem junto com uma carga de dores e doenças que se não cuidadas, podem ser fatais para você. Por isso, nunca fique muito tempo sem ir ao médico, sempre marque uma consulta vez ou outra para ver como vai indo, faça exames e obedeça às ordens médicas. No mais, viva alegre e seja feliz.