Sabemos que na nossa sociedade são poucas as pessoas e empresas que contratam gente com mais idade, o que revela um claro preconceito contra essa parcela da população. Não é de hoje que há esse estigma, onde colocam os da terceira idade como seres improdutivos, que já deram o que tinham que dar, dentre tantos outros estereótipos preconceituosos. Isso nada mais é do que o reflexo da supervalorização da juventude que existe, inegavelmente.

Mas, você consegue ver algum motivo real para não contratar alguém que já está aposentado e com mais idade, mas que quer um emprego para complementar a renda? Muitos podem falar que é porque ele já está aposentado, então ele deveria deixar a vaga para algum desempregado, algum pai ou mãe de família, por exemplo. Porém, sabemos que a aposentadoria muitas vezes não dá para cobrir todas as despesas de uma família, devido ao padrão de vida caro que existe no Brasil. O salário mínimo às vezes não dá nem para o mínimo. Então, deveria existir mais empatia nesses casos, e sabedoria de que idade nenhuma é empecilho para fazer as coisas.

Agora acompanhe algumas razões pelas quais os idosos e aposentados podem ser de grande serventia para vocês.

Experiência

Óbvio que se a pessoa já se aposentou, ela possui muita experiência no mercado de trabalho, entendimento sobre como funciona as relações e obrigações dentro de uma empresa, sabe se portar e se comprometer com o proposto, entre outros. Contratar alguém com uma bagagem profissional tão grande, pode agregar e muito para toda a sua organização. Não seja simplista, achando que alguém mais velho não tem nada a oferecer, que você e os que já estão na empresa já sabem tudo, essa é uma postura que pode te impedir de crescer.

Habilidades e conhecimento

Ao longo da nossa vida, adquirimos uma gama enorme de conhecimentos e habilidades, que nos ajudam a conseguir resolver uma série de problemas. Pessoas com esse perfil, podem ajudar e muito a sua empresa a alcançar os seus objetivos. Viver durante muito tempo te garante um enorme aprendizado em múltiplas facetas, você consegue lidar melhor com os contratempos, tem mais criatividade para o improviso caso for preciso, entre muitas outras qualidades.

Também se adquire muitas habilidade específicas de acordo com o passar do tempo, coisas essas que podem ser aproveitadas no nosso dia a dia. Está vendo, preconceito com o trabalho das pessoas com mais idade é algo que mais te atrapalhará do que te ajudará. Abra a sua mente para a possibilidade de contratar um aposentado, portanto. Claro que você não é obrigado a nada, e às vezes o perfil da pessoa não se encaixa mesmo. O que deve ser feito sempre é ter a mente aberta a essa possibilidade de contratação.

Inclusão

No atual mundo moderno em que estamos inseridos, não há mais espaço para sermos excludentes com qualquer que seja a classe de pessoas. Temos que fazer sempre um movimento para incluir e confortar todo mundo, essa é a nova ordem do mundo. Dar oportunidade a todos é importante também, claro. Não adianta nada ficar só na superfície e no papo, é preciso partir para a ação também.

E vamos lembrar também que esse é sempre um bom marketing para as empresas. Claro que esse não pode e nem deve ser a sua motivação principal para dar chances de trabalho a pessoas idosas. Mas, é inegável que esse tipo de atitude reverbera sempre muito positivamente na imagem da empresa. Lembrando que a forma como as pessoas veem a sua empresa importa muito, pois isso influencia nos negócios como um todo, nas vendas, nos contratos, entre outros.